4 de janeiro de 2012

O Noiva da Minha Melhor Amiga - Eu vi e li


Capa do Livro



Por que Deus permitistes que alguém transformasse um livro maravilhoso num filme horrendo? Por que Emily Giffin vendestes os direitos autorais do seu livro mais vendido e incrível para pessoas sem capacidade e bom senso para transformá-lo em um filme?


Ok, pra começar quero falar do livro, porque é melhor começar pelo lado bom da história.
Eu estudei em 2004 na Paulista e passava horas, horas mesmo sem exagero nenhum, sentada na Fnac lendo tudo que podia. Li uns dois livros completos do Harry Potter lá e um dia vasculhando as prateleiras como se a estante de livros fosse minha, achei esse livro. Claro que a capa pink (fica aqui minha TOTAL indignação para livros com a capa do filme) chamou muito minha atenção e quando comecei a ler só parei quando terminei. Não fiz isso num dia só, mas quando ia embora eu deixava o livro um lugar estratégico para começar a ler no dia seguinte, inclusive quando estava de férias, sem marcar, amassar, dobrar ou estragar o livro que não era meu.
E esse é o livro água com açúcar que eu mais amo na vida. Li muitos depois desse, mas nada se comparou.
Eis que quando eu pude comprá-lo ele não estava mais na loja e ficou fora de estoque em todos os sites. Desencanei por um tempo, mas quando vi que ia virar filme entrei na Estante Virtual e tratei de comprar, porque acho terrível aqueles livros com a capa do filme, deveria ser proibido colocar os atores na capa do livro, porque eles não são as personages, só as representaram!! A gente tem que ter liberdade criativa pra criar a personagem na nossa cabeça quado lê o livro, não ficar pensando no cara do filme, acho um CRIME!

Bom, o livro chegou, eu li de novo, amei de novo e ele foi pra estante. Quando o filme estreou fiquei morrendo de medo de ir assistir, e semana passada quando enfim resolvi alugá-lo, tristemente soube que eu estava certa. O filme é uma bosta, desculpem a expressão, mas não há outra palavra pra descrevê-lo. E olha que eu adoro as duas atrizes do filme, Kate Hudson e Ginnifer Goodwin. Mas a história perdeu o sentido, mudaram personagens importantes, pularam partes cruciais, não exploraram os sentimentos das personagens, somente seus atos, ou seja, transforamarm a história mal e porcamene em outra coisa muito ruim, sendo que o livro é uma delícia de ler.
Acho super válido transformar livro em filme (sem alterar a capa do livro, nunca vou achar isso legal), e sei que não dá pra manter a fidelidade total da história porque senão os filmes virariam novelas de tão longos. Mas certos elementos, passagens e nuances não podem ser abandonadas de jeito nenhum. Fiquei passada. Na verdade ainda estou passada.

Pôster do filme
Assistir o filme só serviu pra eu sair correndo e pegar o livro pra ler de novo, pra ter certeza de que não fiquei louca e de que ainda amo muito essa hisótria de amizade, amor, traição, insegurança, humor, enfim, tudo isso que circunda a vida da gente.

Um conselho: leiam o livro, corram do filme!

Agora meu medo é saber o que fizeram com a Trilogia Millennium que estréia em breve nos cinemas, por favor Deusinho, por favor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem vindos! Afinal, o blog é feito para ser lido.